Sandra Regina Costa Santos (IC)1*, Carlos Alberto Miranda Duplat Junior (IC)1, Soraia Freaza Lôbo (PQ)1, Sonilda Mª Teixeira da Silva (PQ)2
1 Universidade Federal da Bahia, 2 Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Palavras-Chave: Experimentação, processo de dissolução, intervenção didática.
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido como parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES, no 2º semestre letivo do ano de 2009, em uma turma de 2º ano do nível médio, no Colégio Estadual da Bahia, na cidade de Salvador.
O objetivo do trabalho foi conhecer as concepções dos alunos acerca do processo de dissolução, para a construção de uma proposta de intervenção nas aulas que abordaram o tema Soluções, utilizando a experimentação como principal recurso didático.
É sabido que, muitas vezes, os alunos chegam à sala de aula com idéias pré-concebidas e consolidadas. Estas idéias prévias estão carregadas de sentido para os discentes e, por este motivo, são resistentes a mudanças1. Nesta perspectiva, o conhecimento das concepções dos alunos pode potencializar a utilização de recursos didáticos que permitam a construção dos conceitos, a partir do seu envolvimento nas atividades desenvolvidas. Neste aspecto, o trabalho experimental pode ser um ótimo aliado neste processo.
A escolha do tema Soluções decorreu do reconhecimento da sua relevância para a compreensão de outros conceitos químicos; no entanto, o ensino do tema Soluções, no nível médio, especialmente dos aspectos microscópicos relativos ao processo de dissolução, tem sido problemático, uma vez que muitos alunos têm dificuldade de compreendê-lo como uma interação entre substâncias, evidenciando a ausência de uma compreensão microscópica da dissolução2.
Resultados e Discussão
O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 22 alunos, com atividades divididas em algumas etapas. Com o objetivo de motivá-los para a discussão do tema e levantar as suas concepções relativas ao processo de dissolução do cloreto de sódio em água, foi elaborada uma estória envolvendo uma situação do cotidiano dos alunos. Nesta fase, a partir da leitura da estória, os alunos deveriam propor uma explicação para o que ocorreu com o sal de cozinha quando colocado em água e, em seguida, apresentar, por meio de representação gráfica, dois sistemas: um contendo somente água e outro contendo uma solução aquosa de cloreto de sódio. A partir dos resultados obtidos, identificamos as principais dificuldades dos
discentes quanto à compreensão do processo de dissolução. A análise das concepções prévias mostraram que os alunos entendiam o processo de dissolução como espalhamento; desaparecimento; decantação; separação, junção,sobreposição. Nota-se que estas concepções estão longe de representar o processo microscópico de dissolução.
Após o levantamento e análise das concepções prévias, foi feita uma intervenção didática utilizando um experimento simples, que consistiu na dissolução dos sais NaCl, NaHCO3 e CaCO3 em água e na aplicação de um questionário com o objetivo de verificar a evolução conceitual dos alunos. Constatou-se que apenas 30% dos discentes demonstrou compreender, microscopicamente, o processo de dissolução, apesar da dificuldade de expressá-lo utilizando a linguagem científica; metade dos alunos descreveu o processo, enfatizando o nível macroscópico e os demais não apresentaram respostas coerentes. Vale a pena ressaltar que, mesmo aqueles que não mostraram uma compreensão microscópica do processo, conseguiram representar adequadamente, através de desenhos, o processo de dissolução do cloreto de sódio em água.
Conclusões
Esta pesquisa mostrou que a atividade experimental potencializou a evolução conceitual dos alunos e, se adequadamente mediada pelo professor, poderá ser um recurso didático importante para a incorporação da linguagem científica pelo aluno.
Agradecimentos
À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, pelas bolsas concedidas.
____________________
1SCHNETZLER, R.P. e ARAGÃO, R. Química Nova na Escola, n.1, maio 1995, p.27-31.
2 ECHEVERRÍA, A. R. Química Nova na Escola, n.3, maio 1996, p. 15-18.
Este trabalho foi desenvolvido como parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES, no 2º semestre letivo do ano de 2009, em uma turma de 2º ano do nível médio, no Colégio Estadual da Bahia, na cidade de Salvador.
O objetivo do trabalho foi conhecer as concepções dos alunos acerca do processo de dissolução, para a construção de uma proposta de intervenção nas aulas que abordaram o tema Soluções, utilizando a experimentação como principal recurso didático.
É sabido que, muitas vezes, os alunos chegam à sala de aula com idéias pré-concebidas e consolidadas. Estas idéias prévias estão carregadas de sentido para os discentes e, por este motivo, são resistentes a mudanças1. Nesta perspectiva, o conhecimento das concepções dos alunos pode potencializar a utilização de recursos didáticos que permitam a construção dos conceitos, a partir do seu envolvimento nas atividades desenvolvidas. Neste aspecto, o trabalho experimental pode ser um ótimo aliado neste processo.
A escolha do tema Soluções decorreu do reconhecimento da sua relevância para a compreensão de outros conceitos químicos; no entanto, o ensino do tema Soluções, no nível médio, especialmente dos aspectos microscópicos relativos ao processo de dissolução, tem sido problemático, uma vez que muitos alunos têm dificuldade de compreendê-lo como uma interação entre substâncias, evidenciando a ausência de uma compreensão microscópica da dissolução2.
Resultados e Discussão
O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 22 alunos, com atividades divididas em algumas etapas. Com o objetivo de motivá-los para a discussão do tema e levantar as suas concepções relativas ao processo de dissolução do cloreto de sódio em água, foi elaborada uma estória envolvendo uma situação do cotidiano dos alunos. Nesta fase, a partir da leitura da estória, os alunos deveriam propor uma explicação para o que ocorreu com o sal de cozinha quando colocado em água e, em seguida, apresentar, por meio de representação gráfica, dois sistemas: um contendo somente água e outro contendo uma solução aquosa de cloreto de sódio. A partir dos resultados obtidos, identificamos as principais dificuldades dos
discentes quanto à compreensão do processo de dissolução. A análise das concepções prévias mostraram que os alunos entendiam o processo de dissolução como espalhamento; desaparecimento; decantação; separação, junção,sobreposição. Nota-se que estas concepções estão longe de representar o processo microscópico de dissolução.
Após o levantamento e análise das concepções prévias, foi feita uma intervenção didática utilizando um experimento simples, que consistiu na dissolução dos sais NaCl, NaHCO3 e CaCO3 em água e na aplicação de um questionário com o objetivo de verificar a evolução conceitual dos alunos. Constatou-se que apenas 30% dos discentes demonstrou compreender, microscopicamente, o processo de dissolução, apesar da dificuldade de expressá-lo utilizando a linguagem científica; metade dos alunos descreveu o processo, enfatizando o nível macroscópico e os demais não apresentaram respostas coerentes. Vale a pena ressaltar que, mesmo aqueles que não mostraram uma compreensão microscópica do processo, conseguiram representar adequadamente, através de desenhos, o processo de dissolução do cloreto de sódio em água.
Conclusões
Esta pesquisa mostrou que a atividade experimental potencializou a evolução conceitual dos alunos e, se adequadamente mediada pelo professor, poderá ser um recurso didático importante para a incorporação da linguagem científica pelo aluno.
Agradecimentos
À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, pelas bolsas concedidas.
____________________
1SCHNETZLER, R.P. e ARAGÃO, R. Química Nova na Escola, n.1, maio 1995, p.27-31.
2 ECHEVERRÍA, A. R. Química Nova na Escola, n.3, maio 1996, p. 15-18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário