18 de fevereiro de 2011

Plano de ensino sobre estequiometria, recorrendo à experimentação com recurso didático, e avaliação da aprendizagem segundo alguns pressupostos da TAS


Maria Lucia da Silva Marques* (PQ), Joaquim Amaral (FM), Cristovam Ribeiro Brito (Bolsista PIBID), Marcus Paulo Reis Santos(Bolsista PIBID), Luciane Brito da Paixão(Bolsista PIBID).

Palavras-Chave: Aprendizagem significativa

Introdução e Metodologia

Pesquisadores em Educação Química do IQ UFBA - NUPEQUI (Núcleo de Pesquisa em Ensino de Química), estudantes da licenciatura (bolsistas PIBID), e professores do ensino médio, planejaram, executaram e avaliaram a aprendizagem de estequiometria, no 2º ano do Ensino Médio. Relatos reorientaram o planejamento, caracterizando a pesquisa-ação. As pré-concepções dos estudantes sobre os conceitos científicos de reação química e estequiometria foram categorizadas. Os experimentos, a aplicação de questionários e discussões, na dimensão proposta por Giordan, e a provocação dialógica estimularam a participação dos estudantes. A professora e os bolsistas realizaram em dois momentos exposição participada, revisando os conceitos. As pós-concepções indicam a evolução cognitiva. Na avaliação processual, alguns estudantes passaram a utilizar o modelo atômico-molecular para explicar a reação química.

Resultados e Discussão

As pré-concepções dos estudantes sobre o conceito de reação químicas foram: junção, mistura, transformação, reação ou mudança de estado e para estequiometria, foram: contato, substância, matérias, favoráveis a reação, e substâncias diferentes, o que indica a não existência dos subsunçores relativos as leis das reações químicas e suas relações com conceitos afins. As aulas de exposição participada pela professora do colégio e bolsistas PIBID, em dois momentos promoveram a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa, promovendo a evolução cognitiva destes, pois foram reelaborados. Na avaliação processual alguns estudantes resolveram problemas sobre estequiometria. A avaliação dos resultados revela que os experimentos, os questionários, as discussões do texto e as aulas de exposição participada, foram relevantes no processo de evolução cognitiva dos conceitos científicos de reação química,e estequiometria.

Conclusões

A tríade de interação profissional vivenciada pelo PIBID estreitou os vínculos entre a escola e a universidade, melhorando a formação inicial e continuada de professores, pela inserção dos estudantes da licenciatura na prática profissional. Os bolsistas estimularam o envolvimento dos estudantes do colégio, superando sua passividade. Quanto à aprendizagem, trabalhamos com a hipótese de que a realização dos experimentos, os questionários e discussão funcionou como um material instrucional facilitador, relevante no processo de evolução cognitiva dos estudantes, no que se refere à construção dos conceitos científicos de reação química e estequiometria. Ao longo da avaliação processual, parte dos estudantes passou a articular o macroscópico e o microscópico, utilizando o modelo atômico-molecular para explicar a reação química. Na avaliação escrita aparecem conceitos científicos antes inexistentes, demonstrando que surgiram subsunçores, porém omo Ausubel não estabelece a distinção entre a aprendizagem significativa e mecânica como sendo uma dicotomia, e sim um continuum, assim não há como garantir em que ponto do contínuo essa aprendizagem se encontra. A hipótese de que as aulas de revisão ministradas pelo professor do Ensino Médio, em conjunto com os bolsistas PIBID, promoveram a reconciliação integrativa e a diferenciação progressiva é sustentada pela análise das respostas dos estudantes na última atividade de avaliação processual. Esta mostra indícios da capacidade destes de integrar, modificar e estabelecer novas relações entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos adquiridos.

Agradecimentos

Agradecemos aos financiadores da pesquisa, aos professores e estudantes que compõem o NUPEQ e o PIBID. Colégio Estadual da Bahia

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ANDERSON, B. Pupil’s explanation of some aspects of chemical reactions. Science Education, v.70, n.5, 1983.
CAZZARO, F. Um experimento de estequiometria. Química Nova na Escola, n.10, 1999.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino das ciências. Química Nova na Escola, n.10, 1999.
LOBO, S. F. O trabalho experimental. XXV Reunião da SBQ, 2000.
SCHNETZLER, R. 6th European Conference on Research in Chemical Education. Portugal, 2001.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

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